Resenha - Garota Traduzida


Oi gente! A quanto tempo estamos sem resenha né? Pois então, escolhi um dos meus livros preferidos pra apresentar pra vocês. Alguém aqui já leu?

É incrível, a história foi baseada em uma outra, verídica, que por coincidência ou é da própria autora. Então vamos lá.

Garota traduzida conta a história de Kimberly Chang , uma menina chinesa que foi pros EUA em busca de uma vida melhor ao lado da tia, e em busca de tratamento para a  mãe, que está doente, sem condições de se tratar na China. Ao chegar na America, elas ficam deslumbradas e com a esperança de enfim terem uma vida melhor, bem diferente de antes, cercada pela pobreza. Porém, a família de sua tia as recebem muito mal, e elas acabam sendo empregadas deles.

A tia de Kimberly e o marido, têm uma fábrica de roupas, escondida nos subúrbios de Nova York. A mãe da menina, que antes exercia a profissão de professora, começa a trabalhar como uma operária comum, lutando para melhorar de vida. O apartamento que elas conseguem para morar é em um dos bairros mais violentos, e está totalmente desolado. Sem móveis, água, aquecimento, cercado de bichos, mãe e filha têm que se virar para viver em um lugar tão repugnante. Além disso tudo, tia Paula, cobra muitos impostos da própria irmã, como custo da passagem de ia, hospedagem, aluguel do apartamento, comida e tantas outras coisas, deixando as duas quase sem nenhum dinheiro no fim do mês.

A vida é bastante sofrida. Kim vai para a escola, é super dotada, porém por ser pobre não recebe nenhum apoio estudantil. Por não falar muito bem o inglês, a garota se complica muito e ganha bastante inimizades, inclusive de professores. Somente uma menina na escola gosta dela, Annette, e as duas constroem uma bela amizade. Depois das aulas ainda tem que ajudar a mãe na fábrica, um lugar que exerce um verdadeiro trabalho escravo, com jornadas absurdas e empregando muitas crianças chinesas que precisam ajudar na renda familiar, assim como Kimberly.

Ela vai crescendo, enfrentando muitas situações de discriminação, por ser estrangeira e pobre, mas vence tudo se destacando nos estudos. Nos trabalhos na fábrica, Kim conhece Matt, um jovem chinês, que é irmão mais velho e cuida da casa sozinho no lugar do pai. Os dois se tornam muito amigos, o que leva a uma paixão. A mãe de Kim cada vez mais adoece e se endivida com a irmã, para poder comprar alguns poucos remédios e para sustentar o lar. Kimberly está esgotada de ter que aceitar tal situação, e se dedica de forma tremenda aos estudos, a ponto de passar em uma das escolas mais renomadas do país como bolsista, e ter o objetivo de se tornar cardiologista.

Sua paixão por Matt cresce e vira amor. Os dois tem muito em comum, e querem como ninguém acabar com a fábrica e se verem livres da dominação e exploração. Seus sonhos são lindos e se complementam, e os dois tem a primeira vez juntos. E ai Kim fica grávida. Ela fica muito nervosa, já não da pra se sustentar, nem a mãe, imagina mais um? E Matt? Tem muitas responsabilidades. Kim vê a vida ir toda por água a baixo. Sua mãe a encoraja a prosseguir. Então ela tem a grande notícia que foi aceita na universidade de medicina.

A história é muito emocionante, e a luta de Kim por uma vida melhor é impressionante. É um dos melhores livros que já li e super recomendo, você não vai se arrepender. O final, você tem que conferir, porque não gosto de dar spoilers literários amores :(

Espero que tenham gostado! 
Beijos s2

4 comentários:

  1. Oi Vitória, tudo bem?
    adorei a história
    vou providenciar esse livro pra mim
    parece ser bem emocionante, ao
    que me pareceu a história da Kim em
    alguns aspectos é um pouco parecida com
    a minha principalmente quando ela engravida!

    Beijos da Ana
    http://moca-bonitaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal! O livro é muito bom, vc vai amar.
      Beijos s2

      Excluir
  2. Amei a resenha linda!! =)
    vou procurar ele aqui :D
    Beeijos;*

    ResponderExcluir